Instituto

Instituto Municipal de Administração Pública

Quem atua com administração pública sabe que é impossível governar sozinho. A presença de uma equipe de apoio e de parceiros de confiança fazem toda a diferença no dia a dia de um gestor.


Foi a partir dessa necessidade que nasceu o Instituto Municipal de Administração Pública - IMAP, uma associação civil sem fins lucrativos que tem como missão contribuir para o desenvolvimento institucional dos municípios. Seu papel é oferecer ferramentas de atuação, seja através de inovações tecnológicas, pesquisa e capacitação para o fortalecimento da autonomia e eficiência da gestão municipal, que possam traduzir-se em benefícios sociais, culturais e econômicos para os cidadãos.


Tudo começou em 2001. Atento às demandas municipais, o IMAP em 2002, foi o responsável pela criação da primeira homepage dos municípios em cumprimento a Lei Federal nº 9.755/98 – Contas Públicas. No ano seguinte, dando seguimento ao incentivo de disseminação da transparência da administração pública, destacou-se pela publicação da 1º Edição do Diário Oficial Eletrônico no Brasil, cujo pioneirismo lhe permitiu auxiliar os municípios a editarem mais de 484.500 mil edições de Diários Oficiais, os quais, geraram mais de 50.858.082 milhões de visualizações.


Em 2011, antes mesmo do início da vigência da Lei de Acesso a Informação, mais uma vez, o IMAP saiu na frente e desenvolveu e disponibilizou para os municípios uma homepage oficial em conformidade com o modelo de acessibilidade do governo eletrônico, e-mag, e-ping, e-sic, ouvidoria, além de outros instrumentos necessários ao cumprimento da legislação, como resultado do seu investimento constante voltado ao apoio ao ente municipal.


Ao longo dos anos, além de oferecer soluções em tecnologia, o IMAP tem promovido, também, ações em prol da melhoria da prestação dos serviços em setores essenciais como saúde, educação, transparência e administração tributária, através da oferta gratuita de cursos de capacitação e treinamento de servidores municipais, realização de congressos e seminários, lançamento de editoriais e suporte jurídico. 


Nos anos de 2012 e 2016, o IMAP lançou os Livros “Eleições 2012 – Dúvidas, Normas Eleitorais e Partidárias”, o “Orientações e Ideias para Uma Gestão Eficiente: Guia de Transição do Governo Municipal” e “Eleições 2016 – Dúvidas, Normas Eleitorais e Partidárias”, sendo distribuído gratuitamente 2.500 (dois mil e quinhentos exemplares), além da versão e-book, para Membros de Diretórios Partidários e Comissões Provisórias, Candidatos, Prefeitos, Vereadores, Servidores Públicos, Filiados a Partidos Políticos, Eleitores, Assessores Jurídicos e Contábeis e Membros da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, dentre outros.


No mesmo ano, com o objetivo de disseminar a informação sobre as normas eleitorais, assim como, ampliar seu compromisso com o desenvolvimento institucional, percorreu municípios baianos e com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, através da Escola Judiciária Eleitoral, capacitou mais de 1.030 (hum mil e trinta) interessados entre gestores, candidatos, operadores do direito, técnicos e cidadãos,  oriundos de 164 municípios, no evento “WORKSHOP ELEIÇÕES 2016”, sobre temas relevantes envolvendo a isonomia entre candidatos, liberdade do voto, limites da propaganda política, condutas vedadas, consequências da inobservância dos preceitos legais. Além disso, desenvolveu também, um hotsite exclusivo para as eleições municipais, onde qualquer interessado poderia ter acesso as palestras e conteúdos do Workshop Eleições 2016, tirar dúvidas, acompanhar o calendário eleitoral e seus prazos, além de fazer o download da versão e-book do livro Eleições 2016.


Há mais de 12 anos o IMAP promove anualmente cursos gratuitos nas áreas de gestão da transparência, licitação e gestão tributária capacitando mais de 5.700 servidores públicos, gerando uma economia de aproximadamente R$ 8.690.645,60 aos cofres públicos. 


Hoje, o Instituto orgulha-se de atender 533 entes federados, entre prefeituras e câmaras, nos seis estados onde atua: Bahia, Sergipe, Ceará, Alagoas, Tocatins e Paraíba. 


Além disso, o IMAP integra “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” que é uma agenda mundial composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de: erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, cidades sustentáveis, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, crescimento econômico inclusivo, infra-estrutura, industrialização, entre outros. Para que estes objetivos sejam alcançados é de grande importância que lideranças públicas, privadas e comunitárias participem, compreendendo e trabalhando de forma integrada, estabelecendo compromissos, investimento de recursos e amplo monitoramento.


É bom ter com quem contar. Se você é prefeito, presidente de câmara municipal ou profissional da gestão pública, conheça mais sobre os nossos produtos e saiba por que, há mais de uma década, o IMAP é conhecido como o parceiro de confiança dos municípios.


Clique aqui e conheça o nosso Código de Ética e Conduta. 


alguns depoimentos sobre o instituto

Aline Veiga, contadora e assessora administrativa

Sinto-me honrada por fazer parte e poder comemorar desses 13 anos de história.

"Em 5 anos de experiência de trabalho, pude contar com o serviço tão essencial e eficaz que o IMAP passou a disponibilizar para os municípios, principalmente por ter um quadro altamente eficiente, que atende aos clientes com atenção."

Zene Almeida, diretora de Licitações do município de Planaltino

Estão sempre prontos a nos atender da melhor maneira possível!

"Lido diariamente com o IMAP e a parceria que temos é excelente. Estou constantemente necessitando do atendimento e prestação de seu serviço. O serviço vem sendo desenvolvido maravilhosamente neste município, nos transmitindo confiança."

Reinaldo Cardoso, diretor de Cultura do município de Planaltino, Bahia

Eficiente, honesto e honra os seus compromissos.

"O que tenho a dizer a respeito do IMAP resume em algumas palavras: eficiente, honesto e honra os seus compromissos."

Carivaldo Neto, presidente da Comissão Permanente de Licitação de N. Sra. das Dores

Essa parceria proporcionou um amplo acesso da população aos dados públicos municipais.

"Através da parceria entre o município de Nossa Senhora das Dores e o IMAP, conseguimos, com sua ferramenta de transparência e de seus excelentes técnicos, a 2º posição no Ranking de Transparência realizada pelo Ministério Público Federal."