Notícias

No último dia 31 o Tribunal de Contas de Sergipe realizou o Segundo Fórum de Gestão Transparente. Foram apresentados os diagnósticos das Prefeituras e Câmaras de Vereadores com o objetivo de acompanhar e orientar uma melhor transparência nas gestões.

O TCE Sergipe está comprometido com a ENCCLA - Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro- que é formada por 70 órgãos dos três poderes da República, exigindo dos estados e municípios brasileiros o efetivo cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Acesso à Informação.
A Lei de Acesso à Informação, por exemplo, criou mecanismos que possibilitam ao cidadão o recebimento de informações públicas dos órgãos ou entidades, garantindo a ele que acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e, assim, ajude a fiscalizar.

Antes das palestras, as Prefeituras que tiraram nota 10 em transparência foram homenageadas como forma de reconhecimento e incentivo para as outras. Entre as 6 homenageadas, estavam os municípios de Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Nossa Senhora de Aparecida e Riachuelo, clientes do IMAP Instituto. Ou seja, dos seis municípios com a nota máxima, quatro são clientes do IMAP e utilizam o SAI – Sistema de Acesso à Informação.

Este resultado já é uma tradição. No I Fórum de Gestão Transparente, realizado em 2016, as prefeituras contempladas com a nota 10 foram apenas três e todas elas clientes do IMAP. No ano de 2017, os municípios “nota 10” do ano anterior continuaram com a mesma pontuação legitimando o trabalho desenvolvido com essas prefeituras e comprovando que o IMAP está sempre à frente,
contribuindo com o desenvolvimento institucional dos municípios. Os municípios que estão por dois anos consecutivos no topo do Ranking da Transparência são: Barra dos Coqueiros, Divina Pastora e Riachuelo.

Luiz Carvalho, analista de atendimento do SAI, comentou estes resultados: “É muito gratificante para todos nós, ver os municípios parceiros do IMAP se tornarem protagonistas quanto ao cumprimento da LAI, uma vez que o estímulo à transparência pública é nosso principal objetivo. A realização dos cursos, capacitações e o atendimento de qualidade fornecido pela nosso instituto sempre será o grande diferencial para que o município possa fortalecer o elo entre administração pública e cidadão”.

Fonte: imap.org.br