Notícias

Estão abertas as inscrições para a 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio poderão participar do evento que, este ano, homenageia os povos indígenas do país.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de março na página da Obmep, através do site http://www.obmep.org.br/.

Os participantes são divididos em três níveis de acordo com o grau de escolaridade em que estiverem matriculados. O nível 1 é voltado para os alunos do 6º ou 7º ano do ensino fundamental, o nível 2 para os alunos do 8º ou 9º ano do ensino fundamental, e o nível 3 para os alunos de todas as séries do ensino médio. Jovens e adultos, matriculados na modalidade EJA (Educação com Jovens e Adultos) , também podem ser inscritos pela escola, conforme os níveis descritos anteriormente.

A prova da 1ª Fase ocorrerá em 21 de maio e será composta por 20 questões de múltipla escolha. A segunda fase, que consiste em uma prova discursiva de seis questões, será aplicada em 28 de setembro apenas aos alunos classificados. A divulgação dos premiados está prevista para acontecer no dia 3 de dezembro.

Os alunos com melhor desempenho na competição serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. Neste programa, os vencedores da olimpíada tem a oportunidade de entrar em contato com questões no ramo da Matemática, ampliando o seu conhecimento científico e preparando-o para um futuro desempenho profissional e acadêmico. 


Fonte: Portal IMAP