Sistema de Gestão em Educação – SIGEM

O QUE É O SIGEM

Uma ferramenta que tem como objetivo incorporar a tecnologia da informação às Secretarias de Educação e escolas. Uma solução capaz de revolucionar os índices acadêmicos municipais.

A verdade é que, há alguns anos atrás, ninguém usava celular. Hoje, a gente nem consegue imaginar o nosso dia a dia sem essa facilidade. Na Educação Pública também é assim: houve um tempo em que gestão escolar era sinônimo de papéis, carimbos e muita burocracia. Hoje, é possível sistematizar e gerenciar qualquer informação através do SIGEM. 


COMO FUNCIONA

O sistema é simples, intuitivo e fácil até mesmo para quem não tem muita experiência com tecnologia. Basta preencher os formulários e pronto: os dados ficarão disponíveis em qualquer hora e lugar. É fácil, rápido e perfeito para aliviar a carga de trabalho dos professores, coordenadores, diretores e da própria Secretaria de Educação. 


OBJETIVOS

Centralizar as informações do sistema educacional municipal, além de controlar dados acadêmicos, familiares e pessoais. O Sistema é capaz de integrar todos os setores da educação municipal, implementar uma cultura organizacional, exportar dados e dar feedback, não só aos gestores, mas toda a comunidade escolar e sociedade civil.


MÓDULOS

MÓDULO ACADÊMICO

Responsável pelo gerenciamento, controle, alimentação e apoio as atividades de registro acadêmico das escolas. Nele é possível matricular, cadastrar turmas, ano letivo, série, turno, capacidade de alunos por série, horário, local de realização das aulas, disciplinas, ciclo, contra turno, controla frequência do aluno, registros de notas e conceitos com geração de relatórios, transferência, histórico escolar, boletins de notas, atestados, declarações e portal do aluno.


MÓDULO CONFIGURAÇÃO DA ESCOLA

Tem como função principal alimentar dados para o módulo acadêmico. Possibilita o cadastramento das dependências físicas da escola, horários de funcionamento das turmas, turnos, cursos, séries, disciplinas, contraturno, currículos, matriz curricular, unidade executora, condições físicas da escolar, possibilitando geração de relatórios.


MÓDULO DE PATRIMÔNIO – MATERIAIS

Responsável pela gestão eficaz dos materiais utilizados em todos os setores da escola, bem como pelo controle dos materiais em estoque no almoxarifado. Suas principais funções são: cadastro de materiais utilizados pela unidade escolar, registro de entrada e saída dos materiais, geração de inventário de materiais, fonte de recurso para aquisição do produto, controle de gastos x recursos.


MÓDULO FINANCEIRO 

Responsável pelo gerenciamento e apoio administrativo das finanças da escola e da Secretaria de Educação. Tem como funcionalidade principal o cadastramento das unidades executoras associadas a escola, tais como caixa escolar (PDE, PDDE, MAIS EDUCAÇÃO, MAIS ATLETA, MAIS CULTURA, EDUCAÇÃO DO CAMPO) etc. Possibilita o cadastro de contas bancárias relacionadas com a escola e/ou Secretaria de Educação, bem como o cadastro de fornecedores, de projetos e convênios.  A ferramenta também classifica receitas e despesas por programa, por projetos e por conta bancária, possibilitando o controle de compras de custeio e de acervo permanente, em atendimento aos princípios da economicidade, transparência e eficácia da Administração Pública com a emissão de relatórios sobre os custos gerados por cada escola e setor.


MÓDULO GERENCIAL

Responsável pelas informações estatísticas. O sistema agrupa todos os dados dos demais módulos, possuindo a funcionalidade de emissão de relatórios, contribuindo para o controle estratégico e monitoramento ambiental.


MÓDULO DE ALIMENTAÇÃO

Possibilita uma visão geral e detalhada da alimentação servida nas escolas. Suas principais funções são: auxílio aos gestores no gerenciamento eficaz da alimentação, desde aquisição, execução e distribuição e auxílio aos Secretários e Nutricionistas, através de cadastros, relatórios e fichas, para verificação das exigências de controle nutricional para cada faixa etária. Controla as compras, armazenamento e distribuição da alimentação, bem como controla a entrada e saída, receitas, despesas, fornecedores e fontes pagadoras.  


MÓDULO DE TRANSPORTE ESCOLAR

Possibilita um maior controle da frota veicular, das peças automotivas adquiridas, do gasto mensal com combustível, do número de servidores vinculados ao setor de transporte, provendo assim a fiscalização das empresas contratadas. Possibilita, ainda, o cadastro de quilometragem, rotas, pontos de embarque, desembarque, turnos, regiões, bairros e distritos. Este módulo também permite ao município a confecção de carteira de identificação para os alunos e professores que utilizam o transporte escolar.


MÓDULO BIBLIOTECA ESCOLAR

Oferece agilidade na localização de obras didáticas e literárias, através do cadastramento dos autores, coleções, editores, idiomas, tipos de obras, tradutores e palavras-chave para busca. 


MÓDULO DE PESSOAL

Responsável pelo controle do corpo funcional da escola. Nele os gestores terão possibilidade de planejar, controlar e promover o aperfeiçoamento dos servidores lotados na Secretaria de Educação. Suas principais funções são: cadastro de dados pessoais, cargos e funções; gerenciamento do histórico funcional dos servidores municipais; gerenciamento da frequência dos funcionários, professores, coordenadores e da equipe gestora; gerenciamento das disciplinas que o professor está habilitado a lecionar e portal do professor. 


MÓDULO DE GESTÃO DOCUMENTAL

Possibilita o gerenciamento dos documentos de guarda permanente da escola, dos alunos e profissionais da educação, através da digitalização, anexação, indexação, assinatura digital e aplicação da tecnologia OCR (Optical Character Recognition). O gestor poderá organizar e centralizar todos os documentos em um único ambiente on-line, podendo ser acessado por diversos servidores simultaneamente. A localização das informações se torna precisa, mediante a criação de diversos campos de busca parametrizáveis, tornando célere a consulta e localização dos documentos.


MÓDULO COMUNICAÇÃO

Possibilita a interação entre a Secretaria Municipal de Educação e os servidores públicos que a integram, bem como a interação entre pais/responsáveis/escola, através do envio de e-mails e SMS.


MOBI FREQUÊNCIA - SERVIDOR

Aplicativo Mobile, desenvolvido para celular ou tablet, que possibilita registrar a frequência do servidor público da educação para fins de controle e distribuição de carga horária, controle da folha de pagamento, com emissão de relatórios gerenciais. Integra o módulo pessoal, acadêmico e comunicação.


MOBI FREQUÊNCIA - ALUNO

Aplicativo Mobile, desenvolvido para celular ou tablet, que possibilita registrar a frequência dos alunos diminuindo o tempo de todo o processo da chamada escolar. Integra o módulo pessoal, acadêmico e comunicação.


MOBI COMUNICAÇÃO

Aplicativo Mobile, desenvolvido para celular ou tablet, de comunicação que conecta escolas, pais e alunos de forma simples, moderna, célere e eficiente. Integra o módulo pessoal, acadêmico e comunicação.


OUVIDORIA

Sistema de ferramenta eletrônica de comunicação e interação entre a comunidade, o servidor público e a Secretaria Municipal de Educação que possibilita o registro de sugestão, denúncia, informação, dúvida, elogio, reclamação e requerimento, com funções de gerenciamento dos dados, evitando perda de prazos.