Serviço Online de Saúde - SOS

O QUE É O SOS 

O avanço na medicina é constante, porém, de que adiantariam essas evoluções se, para localizar um simples prontuário, ainda fosse necessário recorrer a envelopes e arquivos de papel? Os tratamentos evoluíram e os processos de atendimento avançaram junto. Por isso, o Serviço Online de Saúde - SOS é uma resposta tecnológica para os profissionais que entendem a gestão da Saúde como um processo integrado, que exige rapidez em todas as esferas de decisão. 

SOS é um software com ferramentas que facilitam a administração do sistema de saúde municipal. Uma proposta que integra informações da secretaria de saúde, hospitais, postos de saúde e atendimento domiciliar em tempo real através da internet, desde de exames até dados de almoxarifado.


COMO FUNCIONA

As ferramentas integram as Unidades de Saúde do município, instituindo mecanismos de controle e relatórios que contribuem para uma gestão da Saúde municipal mais eficiente. 

O sistema é de fácil manejo e possui certificação pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - SBIS e Conselho Federal de Medicina - CFM, com nível de segurança NGS 2.


OBJETIVOS

Redução de custos, desburocratização do atendimento, melhor controle da gestão de pessoas e materiais, redução no número de deslocamento das ambulâncias, redução no número de internamentos e no tempo de permanência hospitalar, além do fornecimento de relatórios gerenciais essenciais a tomada de decisões. 

Vantagens:

- Redução de custos

- Atendimento especializado e personalizado

- Oferta de mais serviços de saúde 

- Sistema de informação integrado

- Relatórios gerenciais 

- Diminuição e até eliminação de papéis nos hospitais

- Diminuição do deslocamento de ambulâncias 

- Redução no número de internações e no tempo de permanência hospitalar

- Melhor controle de gestão da saúde 

- Certificação pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde - SBIS e Conselho Federal de Medicina - CFM, com nível de segurança NGS 2.


MÓDULOS

REGULAÇÃO

Módulo que viabiliza ao Núcleo de Regulação o controle de fornecimento dos procedimentos pela administração pública municipal, baseado na PPI – Pactuação Pactuada Integrada, bem como disponibilidade na rede própria e conveniada, efetuando todos os registros com base nos tetos físicos e financeiros. Promove a organização administrativa da unidade de saúde através da marcação/agendamento de exames médicos com identificação do médico responsável pelo atendimento. 


MOBI ACS

- Coleta de dados OFF LINE das fichas de cadastro domiciliar, cadastro individual, visita domiciliar e territorial, marcadores de consumo alimentar e atividade coletiva com georreferenciamento, utilizando tablets.

- Controle e gerenciamento para servir de base para o planejamento e a gestão das ações.

- Integração com o Ministério da Saúde.


MOBI ENDEMIAS

- Coleta de dados OFF LINE das fichas de visita domiciliar e territorial, registro antivetorial e PNEM com georreferenciamento, utilizando tablets.

- Controle e gerenciamento para servir de base para o planejamento e a gestão das ações.


MOBI e-PEC

- Permite o agendamento, atendimento e acompanhamento dos pacientes através do Prontuário Eletrônico, além, da coleta de dados das fichas do CDS - Coleta de Dados Simplificada de atendimento individual, atendimento domiciliar, odontológico, procedimentos, avaliação de elegibilidade, marcadores de consumo alimentar, síndrome Zica/Microcefalia e Atividade Coletiva, utilizando tablets.

- Controle e gerenciamento para servir de base para o planejamento e a gestão das ações.

- Integração com o Ministério da Saúde.


PEP EMERGENCIAL

Software destinado ao controle de gestão nos atendimentos dos pacientes nas clínicas, policlínicas e UPA 24 horas, registrando e controlando todas as etapas do atendimento emergencial ao paciente.


TELESSAÚDE

Software destinado ao fornecimento de Laudos de Eletrocardiograma 24 horas, que permite a integração entre profissionais médicos à distância via internet e auxiliar no diagnóstico, através da segunda opinião médica, com equipamento eletrocardiógrafo digital de 12 derivações em regime de comodato.


VISA 

Software destinado a Vigilância Sanitária permite que os gestores mantenham os controles e qualifica as informações da área de Vigilância Sanitária, através dos relatórios gerenciais que são disponibilizados, trazendo o princípio da eficiência, da eficácia e o da economicidade. A ferramenta possui plataforma WEB que permite registros dos cadastros dos estabelecimentos, de inspeção, notificação e monitoramento, os quais demandam ações, como: atendimento ao público, deslocamentos, coleta de análises fiscais, apreensão e inutilização de produtos, interdição de estabelecimentos e produtos, instauração de processos, elaboração de relatórios e ofícios, controle e divulgação de dados.


TFD 

Software destinado ao tratamento fora de domicílio que consiste na assistência integral à saúde, incluindo o acesso a pacientes residentes no estado a serviços assistenciais localizados em municípios do próprio estado ou outras unidades federativas. É acionado depois de esgotados todos os meios de tratamento e/ou realização de exame auxiliar diagnóstico terapêutico no local de residência do paciente, desde que o local indicado possua o tratamento mais adequado à resolução do problema ou haja condições de cura total ou parcial.  Tudo isso através de plataforma web onde são cadastrados todos os pacientes e acompanhantes devidamente autorizados, quando regulados por médicos da rede própria do município. É uma forma de manter os controles e qualificar as informações, através dos relatórios gerenciais que são disponibilizados.


Suporte e Armazenamento de Dados do Sistema e-SUS AB

Software destinado a locação de espaço de armazenamento dos dados do sistema e-SUS AB, em ambiente seguro e protegido 24 horas e administração de servidor, com suporte em tempo integral aos dados gerados pelos softwares e-PEC – Prontuário Eletrônico de Paciente e CDS - Coleta de Dados Simplificada.